Berinjela: Emagrece? Conheça Todos os Benefícios AQUI!

Postado por: Maritza Carla dentro: Dicas e Informações em: Comentário: 0 Hit: 156

Os vegetais são essenciais para todas as dietas. Além de possuírem um baixo valor de carboidratos simples, eles possuem, em conjunto, todos os nutrientes importantes para manter nosso corpo sempre saudável e nosso metabolismo em ordem. Já conversei sobre alguns vegetais aqui no site e, dessa vez, quero destacar as principais vantagens em comer berinjela.

Você com certeza já ouviu falar que a água de berinjela emagrece, assim como o suco feito a partir desse legume. Será que é verdade esse tipo de informação? Gosto sempre de destacar em meus textos a importância de uma boa alimentação para qualquer processo de emagrecimento e, nesse caso, não seria diferente.

Fonte: site www.drrocha.com.br

Os vegetais são essenciais para todas as dietas. Além de possuírem um baixo valor de carboidratos simples, eles possuem, em conjunto, todos os nutrientes importantes para manter nosso corpo sempre saudável e nosso metabolismo em ordem. Já conversei sobre alguns vegetais aqui no site e, dessa vez, quero destacar as principais vantagens em comer berinjela.

Você com certeza já ouviu falar que a água de berinjela emagrece, assim como o suco feito a partir desse legume. Será que é verdade esse tipo de informação? Gosto sempre de destacar em meus textos a importância de uma boa alimentação para qualquer processo de emagrecimento e, nesse caso, não seria diferente.

Mostrarei, também, como é possível incluir a berinjela naturalmente em suas refeições diárias, até para aqueles que não simpatizam muito com esse alimento. Você poderá experimentar algumas receitas com berinjela e aprovar, com certeza. O que acha de começar a descobrir as delícias desse alimento?

Vamos lá!

Principais Benefícios da Berinjela

Para começar, quero explicar o motivo de ter escolhido a berinjela para essa conversa. Uma das principais vantagens desse legume é promover mais saúde para seu corpo, ao mesmo tempo que previne doenças que podem surgir ao longo dos anos.

Tenho ainda alguns outros benefícios da berinjela que farão total diferença para a sua dieta e vou citá-los abaixo.

  • Alimento Nutritivo e Versátil: A berinjela é quase completa. Ela possui versatilidade para se encaixar facilmente em qualquer prato. Isso faz com que, consumindo mais o vegetal no seu dia a dia, você tenha sempre refeições mais nutritivas;
  • Antioxidantes: Especialmente a nasunina, os antioxidantes presentes na berinjela ajudam a erradicar os radicais livres e manter seu organismo mais saudável;
  • Proteção para lipídios: As membranas das células do seu cérebro estão bem mais protegidas com o consumo diário de berinjela. O vegetal ajuda a proteger os lipídeos (gorduras) e manter a entrada de nutrientes, assim como a saída de resíduos celulares no grau necessário para que seu corpo e se mantenha sempre saudável;
  • Mais saúde cardiovascular: Por ser rica em fibras, potássio e vitamina C, assim como outros nutrientes, a berinjela ajuda a reduzir o risco para doenças cardíacas;
  • Mais humor para seus dias: A berinjela é rica em vitamina B6. Essa, por sua vez, ajuda a sintetizar os chamados “hormônios da felicidade”, como a serotonina. Assim, o bom-humor é bem mais constante;
  • Pouco sódio: O sódio é um dos maiores problemas enfrentados por quem não mantém uma alimentação saudável. A berinjela, por sua vez, possui um baixo teor desse composto. Ótima para quem possui retenção líquida.
  • Menos peso: O consumo de berinjela também auxilia na perda de peso. O alimento é leve, com baixo teor de carboidratos e de fácil digestão. Com isso, a sua dieta de emagrecimento só é favorecida.

Propriedades Nutricionais da Berinjela

Independentemente da forma como você está consumindo a berinjela, as propriedades nutricionais serão sempre aparentes. O legume é rico em proteínas, fibras, fósforo, cálcio e ácido fólico. Principalmente se você utilizar a berinjela para emagrecer, é preciso saber manter todas essas propriedades. Por esse motivo eu índico sempre o seu consumo da forma cozida, grelhada ou assada.

Vale lembrar que, apesar de conter muita energia, a berinjela não pode ser consumida unicamente. O alimento é rico em nutrientes, mas precisa de complementos. Portanto, sempre adeque a berinjela em pratos com outros vegetais. Como o gosto do legume é bem neutro, você consegue sempre ótimos resultados em seus pratos.

Como Consumir a Berinjela

Existem muitas formas de consumir a berinjela. Você pode preparar uma receita de berinjela para cada refeição e manter-se sempre em uma alimentação saudável e repleta de nutrientes. É possível também ousar – sempre de forma saudável, claro – e montar sua própria receita a partir desse alimento.

Você não precisa optar por fazer a dieta da berinjela para adapta-la as suas refeições diárias. Existem receitas inteligentes feitas com o legume, como por exemplo, refogados, saladas, molhos.

É importante lembrar dois aspectos muito essenciais para qualquer dieta: quantidade e qualidade da comida. Você pode até utilizar a berinjela em suas refeições, mas faça isso de forma consciente.

Somente o legume sem nenhum tipo de acompanhamento, como já expliquei anteriormente, não suprirá a sua necessidade energética para o corpo se manter bem. A variedade é o segredo de uma alimentação saudável.

Farinha de Berinjela é Uma Boa Opção de Consumo?

A farinha de berinjela é, também, uma das formas de consumir o legume – além de sua forma natural, claro -. O pó consegue guardar todas as boas propriedades do alimento, permitindo que você o consuma das formas mais diversificadas possível.

Além de ajudar no processo de perda de peso, ajuda a controlar a diabetes, diminuir o colesterol. As funções do intestino também são amplamente melhoradas com o consumo controlado da farinha de berinjela.

Água de Berinjela e Suco de Berinjela Emagrece?

Tanto a água de berinjela como o suco de berinjela são muito propagados como emagrecedores eficientes.

O consumo constante da água de berinjela com limão não emagrece, pois para emagrecer é preciso mudar os hábitos alimentares como um todo. E ainda, o consumo exagerado pode levar a efeitos colaterais.

Pessoas que têm problemas de estômago, por exemplo, podem ter complicações em curto prazo, caso mantenham o consumo excessivo da água de berinjela com limão.

Outro motivo que vai contra o consumo da água com berinjela – com ou sem limão – é que o legume não deve ser consumido cru. A berinjela possui, em sua composição, uma substância chamada solanina.

Essa, quando consumida em excesso, pode provocar dores estomacais e outros problemas relacionados. A solanina se estabiliza justamente quando passa por um processo de cozimento.

Lembre-se: não existe um alimento mágico ou milagroso que irá emagrecer você. Evite esse tipo de consumo e dê preferência à uma alimentação estratégica.

Como você pode ver, a berinjela é um alimento saudável e muito indicado para quem deseja emagrecer. Aproveite esses benefícios para ganhar mais saúde a partir de hoje.

Comentários

Deixe o seu comentário