Sobre a Dieta Dukan

A Dieta Dukan continua sendo um sucesso para todos que almejam um emagrecimento eficiente e duradouro. Conhecida mundialmente, após comprovação dos resultados maravilhosos na cantora Jennifer Lopez – que optou pela dieta após a gravidez dos gêmeos – e também por Kate Middleton. No entanto, para alcançar esses resultados é necessária a observação rigorosa das exigências  e regras ao pé da letra para que nunca mais o peso perdido seja recuperado.  Disciplina é a chave do sucesso desta dieta.

O Método Dukan, criado pelo nutrólogo francês Dr. Pierre Dukan que já vendeu mais de 1,5 milhões exemplares e está entre os top 10 sucessos no site da Amazon há alguns anos. A Dieta Dukan tem 2 tipos: o clássico, estruturado em 4 fases, que proporcionam um emagrecimento rápido, e a escada nutricional, que oferece uma reeducação alimentar para uma perda de peso moderada e constante. Ambas são acompanhadas de alguns princípios básicos interligados entre si, onde um complementa o outro:

1)  Comer à vontade todos os alimentos aprovados, é claro;

2)  Na Dieta Dukan, contar calorias não é a chave para o sucesso na perda de peso;

3)      A proteína é o ponto chave para o emagrecimento nesta dieta e proporciona saciedade. Quando a proteína fornece a maior parte da alimentação em uma dieta, os carboidratos, gorduras são reduzidos drasticamente, induz o corpo a buscar um combustível alternativo,  ou seja, a gordura em excesso depositada em nosso corpo.

Pierre Dukan dá vários bons motivos para consumirmos alimentos ricos em proteínas ao tentamos perder peso:

  • As proteínas compõem-se de longas cadeias de blocos de construção chamados aminoácidos fortemente ligados e que requer um grande esforço para serem rompidas. Isto significa que o organismo precisa trabalhar intensamente para processar as proteínas de modo que elas se mantêm no estômago mais demoradamente que as gorduras ou os carboidratos. Por outro lado, isto quer dizer que o estômago esvazia mais lentamente e isto ajuda a proporcionar uma sensação de saciedade mais prolongada e consequentemente torna mais fácil continuar firme na nossa dieta.

 

  •  Enquanto isso, como nosso corpo precisa trabalhar dura para romper as proteínas, ele queima mais calorias. Então, por exemplo, quando consumimos 100 calorias provenientes de proteína, nosso corpo usa 30 calorias para processá-las, então, na realidade, nós ficamos com apenas 70 calorias. Em contrapartida, o organismo usa apenas 12 calorias para processar 100 calorias da gordura; e só sete calorias para processar 100 dos carboidratos. Isto significa que se você ingerir 1.500 calorias de proteína pura, ficará na verdade com apenas 1.050 calorias.

 

  •   Complementando esta alta ingestão de proteína, os carboidratos devem ser drasticamente limitados porque eles provocam a secreção de insulina. A insulina controla os níveis de açúcar sanguíneo e estimula o armazenamento de gordura.

 

  •   A gordura precisa ser limitada porque contém mais quantidade de calorias por grama, e tende a ser consumida em combinação com carboidratos como pães e massas. A proteína contém somente a metade das calorias da gordura – apenas 4 calorias por grama comparadas às nove calorias por grama da gordura.

 

  •    A gordura apenas reduz pouco o nosso apetite e o consumo elevado está associado às algumas doenças.

 

Em suma, o Dr. Dukan diz que: “você não pode reduzir a sua própria gordura ingerindo gordura proveniente de outras fontes.”

 

4)  Tomar muita água é imprescindível em qualquer dieta, mas, na Dieta Dukan é bom não deixar cair no esquecimento.

5)  Caminhada de no mínimo 20 minutos impulsiona a perda de peso e com o passar do tempo, você notará que são 20 minutos compensadores e que trazem inúmeros benefícios não só para auxiliar a dieta dukan, mas, o seu bem estar de uma maneira geral.

 

ATENÇÃO

As fases da dieta dukan (Ataque e Cruzeiro) são extremamente limitadas e existe a chance de a dieta se tornar enfadonha e até mesmo enjoativa para algumas pessoas o que as leva a desistir muito rapidamente. Procure diversificar sempre, porque esta dieta exige muita criatividade no preparo das refeições. Se não tem aptidão e nem tempo para a cozinha, adquira suas refeições conosco.

A perda de peso sempre varia de acordo com a idade, estilo de vida e metabolismo de cada pessoa.

 

NÃO PODE FAZER A DIETA DUKAN

Se você tem sobrepeso, mas está em uma das seguintes situações, sugerimos consultar o seu médico, que pode orientá-lo e encaminhá-lo para um especialista, se necessário.

  • Pessoas menores de 18 anos ou maior de 78 anos.
  • Pessoas com mais de 230 kg.
  • Mulheres grávidas ou amamentando.
  • Pessoas com condições patológicas: nestes casos, seja qual for a doença, você deve consultar um médico antes de iniciar um regime de perda de peso. Não pode ser seguida, diabéticos tipo 1 (insulinodependentes), pessoas em tratamento de quimioterapia e pessoas com doenças nos rins.
  • As pessoas que não têm excesso de peso: o seu peso atual deve estar acima de seu Peso Ideal. Calcule o seu IMC para descobrir.

 

FASES DA DIETA DUKAN

A Dieta Dukan Clássica é estruturada em quatro fases, duas para emagrecer  (Ataque, Cruzeiro) e duas para estabilizar o Peso Ideal (Consolidação e Estabilização). Estas quatro fases, se seguidas rigorosamente, levam ao objetivo desejado.

FASE ATAQUE

Uma perda de peso rápida e motivadora, com 66 alimentos ricos em proteínas autorizados para comer à vontade. Essa fase dura de 1 a 7 dias no e pode chegar a proporcionar uma perda de peso de até 5 kg.

FASE CRUZEIRO

Acrescenta-se às 66 proteínas, 34 legumes e verduras, somando 100 alimentos liberados na Dieta para consumo à vontade. Essa fase propõe uma perda de peso moderada, em média até 1 kg por semana, até atingir o Peso Ideal.

FASE CONSOLIDAÇÃO

Acrescenta-se aos 100 alimentos, frutas, pão integrais, queijos, carboidratos e o conceito de Refeição de Gala. É a fase de reedução alimentar, que dura 10 dias por peso perdido para impedir o efeito sanfona. Por ex. para uma perda de 10 quilos nas duas primeiras fases, a Consolidação vai durar 100 dias. Não tem como pular esta fase e a maioria das pessoas que a acham desnecessária, voltam a ganhar todo o peso perdido.

 FASE ESTABILIZAÇÃO

Alimentação livre. Aqui nada mais é proibido, porém é obrigatório seguir  três regras simples para o resto da vida: a quintas-feiras Protéicas, 3 colheres de sopa de farelo de aveia por dia e  no mínimo 20 minutos de caminhada diária.