SOBRE A DIETA FUNCIONAL

O nome não é por acaso: dietas funcionais buscam garantir que o organismo FUNCIONE melhor graças ao consumo de alimentos poderosos tanto do ponto de vista da nutrição quanto da prevenção de doenças. Mais do que contar calorias, os nutricionistas adeptos dessa linha preferem investir na perda de peso que virá de um cardápio equilibrado. Com raras exceções, alimentos industrializados estão fora e os orgânicos ganham destaque. Quanto mais modificado pelo homem, menos você deve consumir.

 

Tem como objetivo corrigir hábitos alimentares prejudiciais e promover o equilíbrio do organismo. Eliminar excessos, suprir carências nutricionais e favorecer a adoção de uma alimentação mais equilibrada e saudável.

 

PODEMOS DIVIDIR DA SEGUINTE FORMA:

DETOX

A dieta detox tem como maior objetivo eliminar substâncias prejudiciais ao organismo. Essas substâncias podem vir de agrotóxicos, conservantes, gorduras saturadas, açúcares e sal em excesso e gordura trans.

A dieta detox é uma técnica da nutrição funcional que objetiva auxilair o organismo a eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde.

Existem diversos tipos de dietas detox, sendo que a maioria propõe uma redução da quantidade de calorias consumidas e alguns dias com uma dieta a base de líquidos. A dieta detox também costuma durar pouco tempo,  e é comumente aplicada após momentos de grande abuso na alimentação.

 

FITNESS

A dieta fitness não é uma dieta convencional para perda de peso. Trata-se de um tipo de dieta indicada para praticantes de atividade física e seu principal objetivo é potencializar os efeitos da atividade. Ou seja, ela ajuda a reduzir o percentual de gordura corporal e a aumentar a massa muscular e, dessa forma, colabora para um aumento da performance física.

Portanto, não é uma dieta de corte de alimentação, mas sim uma maneira de suprir a demanda calórica de maneira mais saudável.

As refeições fitness equilibram alimentos saudáveis com alguns ingredientes-chave, que ajudam a melhorar o desempenho durante as atividades físicas. Nestes cardápios são utilizados os produtos ricos em antioxidantes, proteínas, como frango e ovo, e carboidratos de baixo índice glicêmico, como batata-doce.

 

FUNCIONAL

A dieta funcional não é um desses regimes que proporcionam emagrecimento rápido. Na verdade, com essa dieta você conseguirá perder em média 500 gramas por semana, o que não é muito, mas é sempre bom ter em mente que o processo de emagrecimento deve ser lento, para evitar problemas como o efeito sanfona.

A dieta funcional não proporciona apenas emagrecimento, seus benefícios vão muito mais além. Os principais benefícios que essa dieta pode proporcionar são os seguintes:

 

  • O consumo constante de alimentos industrializados pode modificar a sensação gustativa, já que esses alimentos possuem muitas substâncias nocivas ao organismo. Esses produtos são responsáveis por prejudicar nosso paladar, já que bombardeiam nossas sensações gustativas com aditivos como o excesso de sódio e o glutamato monossódico, que serve para realçar o sabor. Sem esses alimentos em nosso cotidiano, aos poucos vamos recuperando a capacidade de apreciar o verdadeiro sabor dos alimentos. Ao seguir a dieta funcional, você deixará de consumir esses alimentos, e isso melhorará consideravelmente o seu paladar.
  •  Redução dos sintomas da TPM;
  •  Diminuição da retenção de líquidos;
  •  Evita o envelhecimento precoce e combate o estresse.

 

 

ATENÇÃO

As dietas funcionais podem te ajudar a ter uma alimentação mais saudável e equilibrada, e isso consequentemente promoverá a perda de peso. Porém, para obter resultados ainda mais consistentes e interessantes, é importante que você adote também uma rotina de exercícios físicos.

Os exercícios, além de proporcionarem emagrecimento, melhoram a saúde e o humor, e previnem doenças. Também previnem problemas como a flacidez e a celulite.

A perda de peso sempre varia de acordo com a idade, estilo de vida e metabolismo de cada pessoa.

Essencial hidratar-se adequadamente (bebendo pelo menos 2 litros de água e outros líquidos por dia), além de alternar os alimentos consumidos diariamente, de forma a comer a maior variedade possível de carnes, frutas e verduras, obtendo todos os nutrientes importantes.

 

NÃO PODE FAZER A DIETA FUNCIONAL

As dietas funcionais não são uma receita pronta que poderia ser seguida por diferentes pessoas. Como sabemos, cada organismo se comporta de uma forma particular, por isso, é fundamental que você busque a orientação de um profissional da saúde, pois ele identificará as suas características, recomendando os alimentos mais adequados para as suas necessidades.